Translate

AMERICAN LIFE:#54 O METRO/ONIBUS/TREM DE CHICAGO + VIDEO

Chicago-IL, Janeiro de 2016
Vamos começar 2016 com um post de utilidade publica?
Se você não esta vindo para Chicago ainda e não precisa saber como usar o metro, então só assiste o videozinho e veja as fotos para ver porque eu me apaixonei por essa cidade tão maravilinda <3

Lembro bem que o ultimo post que fiz sobre metro foi o de Moscow e St Petersburgo então posso com toda certeza dizer que esse é infinitas vezes mais fácil de usar. Graças a Deus!
Com exceção de algumas estações que são um pouco (bem pouco) decoradas, as estações de metro de Chicago não chegam nem aos pés no quesito "beleza" em relação as de Moscow e tantos outros lugares no mundo. No entanto, ganha na eficiência.

Chicago tem dois sistemas de "Metro". O trem subterrâneo metropolitano - Metro de Chicago, e o sistema de trens periféricos que é popularmente conhecido como Chicago L (de Elevated) .

A primeira vez que eu fui para Chicago e vi aquele monte de "ferro" cruzado a cidade, aquela coisa super rústica eu acho bem feinho... Hoje não imagino Chicago sem aquilo e já acho bem bonito, parte fundamental da cidade.
Normalmente é tudo marrom, não manchado assim.
 ATENÇAO: Não confunda o METRA com METRO. Explicação rápida:

Em inglês, metro é SUBWAY. Então perguntando por subway você seraá facilmente entendido. Mas em muitos lugares do mundo metro se chama metro (russo), métre (franc, turco), metro (port, esp, ital) e por ai vai... Acontece que aqui em Chicago METRA, é o nome da cia que opera as linhas de TREM (vou explicar sobre elas mais pra frente). e metro (subway,) o Chicago L é  operado pela Autoridade de Transito de Chicago (CTA).  Então se você perguntar por METRA na rua, por exemplo, provavelmente sera direcionado até a estação de trem, e não de metro. Entendeu?
Em quase, se não em todas as estações tem conexões de ida e volta então fica bem fácil de se localizar. 
Para turistas as principais linhas de CTA são a linha Vermelha e a Azul. A vermelha corta a cidade de norte a sul e passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Já a linha Azul é a linha que leva ao Aeroporto Internacional Chicago-O'Hare.
O CTA funciona das 4:00 a 00:00, mas as linhas Vermelhas e Azul funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. A frequência dos "trens" varia entre 2,5 minutos e meio em horário de pico e até 15 minutos durante a noite.
Pegue os mapas do CTA. A tecnologia dos GPS ajudam muito mas mapas não dependem de bateria, então, melhor prevenir. 
                    Linhas de Metro Chicago
A rede de metrô é composta por oito linhas que se reúnem em um quadrilátero chamado Loop (historicamente União Loop), localizado no centro da cidade, onde ocorre a comunicação de cinco das oito linhas (linha marrom, verde, rosa, púrpura e laranja).
 Das três linhas restantes, a linha Azul e a linha Vermelha operam sob o Loop, conectando-se com as estações do Loop. E a linha amarela nem se conecta e nem passa pelo Loop.
O Loop (circuito) é chamado assim porque circula em uma forma retangular ao redor da Lake Street pelo norte, na Avenida Wabash pelo leste, na Van Buren Street pelo sul, e pelo oeste da Wells Street. 
A Linha Vermelha vai do norte ao sul através do centro da cidade em 34 estações, a partir da estação Howard até a Estação 95th Dan Ryan, com 35 kms. Ela opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. É a linha que transporta o maior número de passageiros. 
A Linha Azul vai do noroeste até o centro e do centro ao oeste, da estação O'Hare à estação Racine, com uma parte que chega até Forest Park. São 43 km e 33 estações. Ela opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. 
A Linha Marrom vai desde o Loop do centro da cidade até o norte, e serpenteia até o noroeste. Circula da estação Kimball até a estação Loop, com 18km e 26 estações. É uma linha com mais de um século de funcionamento. 
A Linha verde se estende do oeste ao centro, e do centro ao sul. Circula desde a estação Harlem até a estação Garfield, com duas ligações: estação Ashland Branch e estação East 63rd. São 30 kms e 29 estações. 
A Linha Laranja vai da estação Midway para a estação Adams. São 21 kms e 17 estações. 
A Linha Púrpura vai do centro ao norte e se divide em duas: uma linha comum a partir da Estação Linden até a estação Howard, e uma linha express a partir da estação Howard até a estação Clark. Ela tem um comprimento de 6 quilômetros e 27 estações. 
A Linha Amarela está localizada no norte de Chicago e é um serviço de shuttle "express" que vai da estação Howard até a estação Skokie sem parar. Há 8 km e 2 estações. É a única linha do CTA que não se conecta ou passa pelo Loop. 
A Linha Rosa começa no loop e circula junto com a linha verde, desde o oeste até o centro, e desde o centro até o sul. Ela é dividida em duas partes: Douglas Branch e Paulina Connector. Esta é a linha mais nova. São 18 kms e 22 estações. 

Principais estações: Estação Howard, conecta as linhas Púrpura, Vermelha e Amarela; Estação Belmont e estação Fullerton, por onde passam as linhas Marrom, Púrpura e Vermelha, e as estações Lake e State, onde se conectam as linhas Vermelha, Laranja, Púrpura e Marrom.

Onibus: Diferente da frota de trens (metro), os ônibus de Chicago são modernos e super confortáveis. Todos eles tem um painel indicando a próxima parada. As paradas normalmente são os nomes das ruas. Eles não vão ate um bairro especifico e trafegam no sentido leste-oeste ou norte-sul. Tem vários ônibus num mesmo bairro cada um navegando em um sentido diferente. 
Algumas linhas circulam 24 horas por dia.

ATENCAO: Nem o CTA TREM, Nem o CTA BUS service devolvem troco. A tarifa de 2,25 tem que ser paga em dinheiro exato ao motorista e caso você não tenha, pagara a mais pelo trajeto. A melhor solução é comprar um Ventra Card ou Ventra ticket  para utiliza-lo também nos ônibus.

METRA: trem para os subúrbios próximos. As tarifas dependem da distancia percorrida, mas existe o weekend pass que é maravilhoso e salva minha vida. Com ele você pode ir e voltar em qualquer Metra train pagando unicamente 8 dólares.  www.metrarail.com

Os tickets do metra são comprados no trem e EM DINHEIRO. Eles não aceitam cartão. (pelo menos não pro lado que eu moro)

PACE são os ônibus para os subúrbios próximos.
Como usar o ônibus e o metrô dentro da cidade?
A melhor solução é comprar um Ventra Card ou Ventra ticket  para utiliza-lo também nos ônibus...
Ventra é o sistema de pagamento eletrônico usado para o CTA Bus Service e Chicago 'L' Train (ônibus e metro). 
Ventra Ticket é o bilhete comum do metro e o Ventra Card pode ser usado como um cartão pré-pago ou com os passes por períodos pré determinados.  Ele pode ser usado para fazer até duas baldeações num período de 2 horas ( mas já usei mais e foi) e pode ser usado tanto no ônibus ou no metro.

Custo: U$ 3,00/ Viagens que saem do aeroporto tem o custo de U$ 5,00.

Ahhh, caso você compre o ticket direto no ônibus não tem direito a fazer nenhuma outra baldeação.

Ventra Card é o bilhete que pode ser usado como passe ou cartão pré-pago. Custa US$ 5,00 e é recarregável.
Usando o Ventra Card como um cartão pré-pago você coloca o valor que quer usar e ele vai descontando. A vantagem alem de poupar tempo é que a viagem sai por 2,25.
Passes: 
Você pode comprar passes de 1, 3, 7 e 30 dias e usa quantas vezes quiser dentro do período de tempo escolhido.

1-day: $103-day: $20 
7-day CTA only: $28
7-day CTA/Pace: $33 
30-day: $100

Nesse caso dos passes não tem tarifa reduzida, mas nos tickets normais tem taxa especial para idosos e estudantes.
RESUMÃO:
CTA Bus Service– Ônibus urbano 

Chicago ‘L’ Train– Trem elevado / metrô 
Metra – Trem para os subúrbios próximos 
Pace – Ônibus para os subúrbios próximos

Todos tem algum aplicativo e é super útil te-lôs no celular para saber exatamente em quantos minutos vem o próximo trem/ônibus.


Aeroporto 
Chicago tem dois aeroportos: Aeroporto Internacional O'Hare e Midway Chicago. 

O Chicago O'Hare International Airport está 32 km a noroeste do centro de Chicago e é um dos aeroportos mais movimentados do mundo. 
A linha azul do CTA presta serviço direto para o aeroporto. O acesso à estação é feito por meio de um túnel de pedestres dos Terminais 1, 2 e 3. 
A viagem entre o aeroporto e o centro de Chicago é de aproximadamente 45 minutos. 
A linha azul funciona 24 horas por dia e todos os trens que partem do aeroporto chegam ao centro da cidade. O centro da cidade é igualmente acessível para os ônibus. 
Os ônibus Continental Airport Express saem de O’Hare a cada 5-10 minutos. A viagem ao centro de Chicago custa aproximadamente $17.50. 
Os bilhetes podem ser comprados em quiosques ao lado do terminal internacional e nos níveis mais baixos dos terminais 1, 2 e 3. 

O Chicago Midway Airport está localizado a 16 km ao sudoeste do distrito financeiro de Chicago e opera principalmente vôos domésticos. 
A estação de trem Midway Orange Line está localizada perto do edifício do terminal; ali é possível comprar o bilhete por $ 2,25 dólares ou um cartão ilimitado de viagens para um dia inteiro por $ 5,75, e chega pela Linha Laranja até o centro da cidade em apenas 25 minutos.
O serviço funciona o dia inteiro, exceto de 01:00 a.m às 04:00 ou a partir das 23:00 aos domingos. 
Há um ônibus noturno disponível, o N62 Archer. Transfers entre o aeroporto de O'Hare e Midway. O serviço prestado pela Omega Airport Shuttle é conveniente e barato para fazer a transferência entre os aeroportos de Chicago O'Hare e Midway. O custo da viagem é de $ 17,00. Os ônibus partem do Terminal Internacional de O'Hare para Midway a cada hora, a partir das 06:40 até às 23:40. 
Os ônibus também saem do Shuttle Center para O'Hare e viajam até Midway a cada hora, a partir das 06:45 até às 23:45. Os ônibus saem de Midway para o Aeroporto Internacional O'Hare a cada hora, entre 7h00 a.m. e 20:00 p.m.

Então acho que é isso. Acho que com essas informações já da pra ter uma noção boa de como se locomover em Chicago:)

See you
Share on Google Plus

About Harlye Mielli

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Tripulante Navio Au Pair Diario de Bordo Costa Fascinosa Temporada Europeia Illinois histórias de crew Crewlife Summer 2016 Fase 4: De volta ao Buffet Snack Stward Living in Russia WINTER 2015/2016 Moscow Fase 2: Europa Chicago Spring 2016 Aconteceu no Fascinosa Fase 6: Ultimo Cruzeiro Temporada Brasileira crewfamily California Road Trip Fase 1: O Começo Processo de Embarque Divirta-se Capos Namorado Cabinmate SUMMER 2015 Namoro a bordo FALL 2015 Fase 5: Reta Final St. Petersburgo Bratta Familia Supervisores Cabine Processo Au Pair TAG: Vida de Snack Bia Data de Embarque Brasil Veneza-Italia Crew Bar Fase 3: Ass. Witress Horarios Mykonos-Grecia Vida-pós-Navio Costa Crociere Dicas warning Aprenda Russo Ass Waitress Grecia Trabalho em Navio relacionamentos Academia Buffet Crew Party training Aviação BRASIL X EUROPA Cherepovets Comissária de Voo Las Vegas Santorini fim de contrato Celular Comida a Bordo Let Pro Flight Rio de Janeiro despedidas Arizona Bari-Italia Dinheiro Navegação Port Manning Russia salario At sea Buenos Aires Colorado Dubrovinik Croacia Filipino Folgas Infinity Ingles Saudade Saudades Thayse Uniforme Vida de Snack drill Anac Aniversarios Cabelos Comida Corfu-Grecia Crossing Data de Embaque Dirigindo nos EUA Embarcation Day Inspeção de cabine Malas Natal New York Overnight Salvador Santos Treinamentos bambini compras guests medico a bordo ABOUT ME Academia a bordo Banheiromate Brasileiros Cabelo Costa Pacifica Crew Beach Desembarque Fascinosa Formatura Ilha Bela Internet Mafia Meeting Capitão Minnesota Provas Pós- Russia Red Square Schedule Side Job Sobrevivencia- Selva e Marinharia Travel Tips dançarinos evaluation transferencia de navio 21 anos 21 anos na Grecia Aeroporto de Madrid-Barajas Aeroporto de Roma Alitalia American Life Assalto CFPN Cambuza Cantando Carnaval Copa do mundo Costa Mobile ou Costa In touch Costa NeoRiviera Entrevista Europa Exames- Navio Fall 2016 Familia a bordo Feminismo Filipinos Flight attendant Flowchart Folga Gastos Hard Rock Itinerário Kentucky LIfe on board Living in USA Loira a bordo Maceio Malaga-Espanha Mamagaio Mareado Meu filho quer embarcar! E agora? Nashville O que levar nas malas? Palermo-Italia Portugal Processo seletivo RFE Reembarque Reflexão Reportagem TV Riniti Rotina STCW ou CBSN Secador e chapinha Sta Cruz de Teneriffe-Espanha TIM Televisão Tennessee Uruguai-Punta Del Este e Montevideu Videos Vizinhas Vocabulario Voo Wifi Wisconsin abandon ship aniversario na grecia comunicação disney laudry massagem a bordo metri off passageiros staff ´Reembaque