Translate

AMERICAN LIFE: #22 Paralisia do sono.

Grayslake - IL, Outubro de 2015

Isso foi a coisa mais estranha e assustadora que já me aconteceu na vida.

Então vamos esclarecer algumas coisas antes de tudo ta bom?! Esse post não é sobre uma viagem, ou um lugar legal que eu conheci. Eu fiquei pensando se deveria postar isso aqui ou não, mas foi uma coisa super marcante que me aconteceu, que eu li muito pra entender o que era (e ainda não entendi direito) e decidi que postaria, porque afinal de contas, faz parte da minha historia aqui. Ah, eu também vou falar (bem pouco) sobre espiritualismo, se você tem crenças diferentes e não quer ler sobre isso eu super te entendo (porque eu também não sou espirita) ou ainda se você assim como eu caga de medo dessas coisas, também melhor não ler tá?. Vai pro próximo post, ou anterior, ok?!
Agoraaaa, se voce ler e ja tiver passado por algo parecido, me conta nos comentarios!

"Noite passada eu dormi relativamente bem, e não estava cansada. Acordei e trabalhei durante uma hora e 15 minutos de manha como de costume, voltei pro quarto e deitei, porque era bem cedo e eu não tinha nada pra fazer. Dormi super rápido (o que é normal acontecer comigo.)
Eu não sei dizer com quanto tempo de sono isso começou acontecer, foi muito confuso, mas em um determinado momento eu acordei, estava deitada de barriga pra baixo, me lembro perfeitamente de abrir os olhos e tentar mudar de posição, mas não consegui. A impressão que eu tinha era que meu corpo pesava uma tonelada, eu não conseguia mover um dedo. Eu tentei, usei toda a minha concentração pra levantar e meu corpo simplesmente não se movia. Começaram uns zumbidos e uma sensação absurdo de que tinha mais alguém ali. 

(Não preciso nem dizer que estou morrendo de medo enquanto escrevo isso né?)

Foi uma coisa muito muito intensa. Em um determinado momento eu parei de tentar me mexer e comecei a rezar, porque afinal, eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Eu comecei a sentir uma mão pesada sobre as minhas costas, fazendo pressão sobre o meu corpo. Sabe quando alguém puxa uns fiozinhos de cabelo da gente? Eu sentia aquilo que começava da perna e ia ate a cabeça, uma pressão e uns arrepios na cabeça.
Eu lembro que eu me perguntava se aquilo era um sonho ou não, e como poderia ser real se eu não conseguia mexer meu corpo? E como poderia ser um sonho se eu estava acordada e realmente sentindo e ouvindo tudo aquilo? Eu tive a impressão de que eu tentei sem sucesso abrir a porta que estava muito pesada, mas como podia ser eu se eu estava ali, deitada, imóvel? Em algum momento, perto do final disso acabar eu lembro de ter pensado em ligar para a Ana (outra au pair, minha amiga) para pedir ajuda, eu queria ligar, aquilo era assustador, mas não conseguia porque não conseguia me mexer.
Eu não sei quanto tempo durou, mas eu tenho a impressão que durou us 45 minutos (mas não sei) e dali, de uma só vez, eu senti um impulso forte nas costas e o "peso" saiu de cima de mim direto para a cama do lado, eu tinha a impressão de ver os lençóis mexendo com o impacto do que saiu de mim, chegando na outra cama e depois disso, num piscar de olhos o ambiente ficou leve, como se não tivesse nada mais ali. Eu levantei e sentei na cama, totalmente confusa sem entender o que tinha acontecido, com a mente totalmente bagunçada entre o que foi sonho e o que realmente aconteceu. 
Eu passei o dia inquieta, tentando drasticamente colocar na minha cabeça que aquilo tudo foi um sonho estranho, mas o que me deixou pior e me fez ir procurar informações sobre aquilo, foi quando a Ana me ligou dizendo que não conseguiu atender minhas ligações porque estava trabalhando. "Mas eu não te liguei - eu sonhei que queria ligar, mas não liguei"- eu disse. E ela me disse que eu liguei varias vezes e me mandou um print. Dai eu fiquei com medo de verdade. "

Entre algumas googladas eu encontrei algumas pessoas dizendo que é só consequencia de um sono muito intenso (eu nem sono pesado tenho) outras dizendo ja terem vivido algo muito parecido, até eu finalmente chegar no tema "paralisia do sono."

Ciencificamente, dizem que sonhos são apenas fragmentos da nossa memoria se manifestando, mas apesar de muitos estudos já feitos eu não encontrei nada convincente sobre o que realmente acontece quando temos um sonho normal. 

Já quando nós dormimos muito profundamente o corpo entra em estado de REM, (movimento rápido dos olhos), fase do sono em que os sonhos são mais frequentes. no qual sofremos uma paralisia temporária que nos protege de possíveis acidentes durante o sono. Esse recurso fisiológico é conhecido como "atonia REM" e esta ligado ao fenômeno da paralisia do sono. Nessa fase, o cérebro libera duas substâncias chamadas glicina e GABA, que deixam os músculos paralisados. Nosso corpo desperta do estado de REM, mas continua paralisado e o que acontece é que estamos conscientes, porem nosso corpo não responde a estímulos. Ficamos incapazes de nos movimentar e falar, nos mantendo apenas respirando e ciente de tudo que acontece ao nosso redor. Muitas vezes, nesse estado, podemos criar alucinações hipnagógicas, o que pode nos levar a crer que continuamos sonhando.
Segundo ao que eu li (que super bate com o que me aconteceu), a sensação é de estar preso em um terrível pesadelo, onde não é possível despertar para a realidade. O peito é oprimido, como se alguém o estivesse empurrando para baixo. O corpo torna-se incrivelmente pesado ou muitas vezes tem-se a sensação de flutuar sobre si mesmo. Também é comum acontecer de termos a impressão de estarmos deitados na cama e ao mesmo tempo em ao mesmo tempo em pé, enquanto podemos nos observar dormir. Em outros momentos, parece haver outras pessoas conosco ou que estamos em outro ambiente diferente daquele que fomos dormir. 
A paralisia pode durar de alguns segundos até cerca de 5 minutos.

- Segundo ao que eu li, o sono Rem também é conhecido como estágio 5 do sono ou sono paradoxal onde os olhos se mexem rapidamente por baixo das pálpebras fechadas, porém o restante da musculatura do corpo permanece totalmente relaxada. O nome REM vem da sigla em inglês para movimentos rápidos dos olhos (rapid eyes movements). Nesta fase, embora a pessoa esteja dormindo profundamente, as ondas cerebrais possuem um padrão de atividade similar àquele da vigília, daí o nome sono paradoxal. Este estágio dura de 15 a 20 minutos e é nele que ocorrem os sonhos. "

Então quer dizer que quando a gente quando tema impressão que sonhou com algo a noite inteira na verdade só sonhou por 15 - 20 minutos?!

Espiritualmente, existem varias outras explicações, que eu não li nenhuma porque já passei medo o bastante por hoje, então escolho ficar com as explicações cientificas, mas não da pra negar que foi tudo absurdamente real que é difícil de acreditar que seja apenas "química".  Algumas pessoas afirmam que saem do próprio corpo, que tem isso a anos, li o caso de um cara que pedia para a filha deixar um bilhete em algum lugar perto da cama sem que ele soubesse, para que então caso a paralisia acontecesse, e ele soubesse o que estava escrito no papel depois, pudesse ter certeza de que realmente saiu do corpo.
Eu sou crente a Deus, mas não tenho uma religião pré-estabelecida, eu faço as minhas orações, tenho fé, mas sou completamente alienada a certos assuntos, então também por isso fiquei com muito receio.
No entanto quando meu avô faleceu, 2 meses depois eu tive um sonho com ele em que eu tenho absoluta certeza de que ele realmente estava ali. Foi real e maravilhoso, uma paz imensa, eu senti a textura da pele dele e me deu a alivio que eu precisava para viver naquele momento, porém dessa vez foi algo totalmente diferente e assustador, que mesmo depois de ter lido muitos tópicos sobre o assunto, fiquei ainda mais envolvida entre o sonho e a realidade, a ciência e o sobrenatural.
-
Eu não tenho pesadelos frequentes desde criança (quando eu era criança não gostava de dormir pra não ter pesadelos), mas depois de adulta, isso se tornou super raro (Thank God). Eu nunca tive nada como isso, foi muito assustador, principalmente pra mim que morro de medo de tudo. No navio eu fazia umas coisas dormindo, as vezes ia trabalhar, falava sozinha, acordava com umas coisas na cama, vestindo lençol como se fosse colete salva vidas, mas era resultado do cansaço... Agora não, eu não estava com sono, nem estava estressada, nem com algum problema ou sei la, só aconteceu, naturalmente, super real, (principalmente pelas ligações no celular da Ana) e que eu espero nunca mais acontecer outra vez. 

Medo define,
See you.

Share on Google Plus

About Harlye Mielli

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Tripulante Navio Au Pair Diario de Bordo Costa Fascinosa Temporada Europeia Illinois histórias de crew Crewlife Summer 2016 Fase 4: De volta ao Buffet Snack Stward Living in Russia WINTER 2015/2016 Moscow Fase 2: Europa Chicago Spring 2016 Aconteceu no Fascinosa Fase 6: Ultimo Cruzeiro California Road Trip Temporada Brasileira crewfamily Fase 1: O Começo Processo de Embarque Divirta-se Capos Namorado Cabinmate SUMMER 2015 Namoro a bordo FALL 2015 Fase 5: Reta Final St. Petersburgo Bratta Familia Supervisores Cabine Processo Au Pair TAG: Vida de Snack Bia Data de Embarque Brasil Veneza-Italia Crew Bar Fase 3: Ass. Witress Horarios Mykonos-Grecia Vida-pós-Navio Costa Crociere Dicas warning Aprenda Russo Ass Waitress Grecia Trabalho em Navio relacionamentos Academia Buffet Crew Party training Aviação BRASIL X EUROPA Cherepovets Comissária de Voo Las Vegas Santorini fim de contrato Celular Comida a Bordo Let Pro Flight Rio de Janeiro despedidas Arizona Bari-Italia Dinheiro Navegação Port Manning Russia salario At sea Buenos Aires Colorado Dubrovinik Croacia Filipino Folgas Infinity Ingles Saudade Saudades Thayse Uniforme Vida de Snack drill Anac Aniversarios Cabelos Comida Corfu-Grecia Crossing Data de Embaque Dirigindo nos EUA Embarcation Day Inspeção de cabine Malas Natal New York Overnight Salvador Santos Treinamentos bambini compras guests medico a bordo ABOUT ME Academia a bordo Banheiromate Brasileiros Cabelo Costa Pacifica Crew Beach Desembarque Fall 2016 Fascinosa Formatura Ilha Bela Internet Mafia Meeting Capitão Minnesota Provas Pós- Russia Red Square Schedule Side Job Sobrevivencia- Selva e Marinharia Travel Tips dançarinos evaluation transferencia de navio 21 anos 21 anos na Grecia Aeroporto de Madrid-Barajas Aeroporto de Roma Alitalia American Life Assalto CFPN Cambuza Cantando Carnaval Copa do mundo Costa Mobile ou Costa In touch Costa NeoRiviera Entrevista Europa Exames- Navio Familia a bordo Feminismo Filipinos Flight attendant Flowchart Folga Gastos Hard Rock Itinerário Kentucky LIfe on board Living in USA Loira a bordo Maceio Malaga-Espanha Mamagaio Mareado Meu filho quer embarcar! E agora? Nashville O que levar nas malas? Palermo-Italia Portugal Processo seletivo RFE Reembarque Reflexão Reportagem TV Riniti Rotina STCW ou CBSN Secador e chapinha Sta Cruz de Teneriffe-Espanha TIM Televisão Tennessee Uruguai-Punta Del Este e Montevideu Videos Vizinhas Vocabulario Voo Wifi Wisconsin abandon ship aniversario na grecia comunicação disney laudry massagem a bordo metri off passageiros staff ´Reembaque